Trabalhos de campo 44ª Semageo
Inscrições para os trabalhos de campo começam na quarta-feira dia 14 de maio, às 20:00 horas. Aqui pelo site.
Sábado dia 31 de maio
Trabalho de campo: Compreendendo o Centro de Florianópolis pelo Caminhar.
Ministrante: Prof. Dr. Lino Fernando Bragança Peres (ARQ/UFSC)
Descrição: Caminhada nas ruas de Centro de Florianópolis (oeste-leste) para compreender sua configuração histórica, geográfica e urbana.
Ponto de encontro: na frente da Catedral. Uso de protetor solar, chapéu, roupa e calçado confortáveis. Levar, se quiser, água e lanche.
Público geral: 20 vagas, com acessibilidade universal.
Local: Centro de Florianópolis.
Horário: 09:00 até 12:00 horas.
Carga horária: 3 horas.
Trabalho de campo: Da baía a área protegida e depois ao aterro; e de novo ao manguezal: perspectivas da ocupação humana e da transformação da natureza na via expressa sul em Florianópolis.
Ministrante: Prof. Dr. Orlando Ferretti (GCN/UFSC)
Descrição: A Ilha de Santa Catarina é conhecida pela sua natureza exuberante, contudo, as alterações humanas nos últimos séculos têm transformado o patrimônio natural em prol da ocupação urbana e da instalação de vias para mobilidade. A via expressa sul em Florianópolis é um exemplo de como processos de urbanização alteraram a feição natural de ambiente costeiro, mudando completamente a vida de uma população tradicional de área protegida, ao mesmo tempo que criaram áreas verdes urbanas, e levaram ao desenvolvimento de novas áreas de manguezal. Observar as alterações de ambientes da planície costeira e apresentar a história de ocupação e transformação é fundamental para entender processos atuais e futuros.
Público geral: 20 vagas, sem acessibilidade universal, caminhada por aproximadamente 3,5 km ao longo da via expressa.
Horário: 07:30 até 11:30 horas.
Carga horária: 4 horas.